sábado, 10 de maio de 2008

Padrão Command

Padrão Command

Referente a aula 22 do dia 5/5/2008

O polimorfismo nos permite encapsular uma informação ou um comando como um objeto.

Permite estabelecer a assinatura de um método muitas vezes pela utilização de um execute ( ) ou um perform ( ).

Isso acaba permitindo encapsular uma informação como um objeto. Um exemplo clássico da importância da utilização do padrão command é a utilização de telas de menu, pois quando o configuramos , temos que configurar os menus com ações que o usuário queira que eles façam assim que for clicado o botão , ou seja quando for executar um comando de salvar ou carregar.

Uma forma de fazermos com que nossa classe utilize um de nossos métodos quando o usuário clicar é usando o polimorfismo , ou seja tornando o nome da operação fixo , variando assim a sua implementação.

Por isso quando se trata de uma aplicação onde serão usados muitos menus independentes, a melhor solução a ser utilizada seria o padrão command.

Um método que o item menu chama quando um usuário o chama é o actionperformed ( ) , mas podemos vir a pensar nele como um execute ( ).

Quando criamos um objeto JmenuItem, podemos fornecer-lhe um comando para executar quando o usuário selecionar o item, nossa intenção em usar o action performed é criar um método que toma uma ação que satisfaça o comando do usuário , geralmente nesses casos , faz-se o uso de uma classe anônima.

Até a próxima !!!!!

Nenhum comentário: